Novembro é o mês de consciencialização para a saúde masculina

Homens devem estar atentos aos sintomas das doenças da tiroide, alerta ADTI

Embora as doenças da tiroide sejam mais frequentes no sexo feminino, os homens também podem sofrer desta disfunção. Diminuição da líbido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e alterações dos espermatozóides são alguns dos problemas associados a estas patologias, que podem ser responsáveis pela infertilidade masculina.

A probabilidade de as mulheres desenvolverem problemas de tiroide é 5 a 8 vezes superior à dos homens, mas os sintomas são semelhantes. Por isso, os homens também devem estar atentos a sintomas como “cansaço, apatia, sonolência ou insónias, alterações de humor, oscilações de peso e queda de cabelo”, alerta Inês Sapinho, Médica Endocrinologista e Membro do Conselho Consultivo / Científico da Associação das Doenças da Tiroide (ADTI). Além disso, “o aparecimento de um nódulo no pescoço também não deve ser ignorado”, acrescenta.

Segundo a especialista, “os homens ainda não estão tão familiarizados com estas doenças e, sobretudo, com o impacto que estas podem ter na sua qualidade de vida”. É essencial que em caso de disfunção da tiroide seja realizada uma vigilância regular no seu endocrinologista para monitorização e, se necessário, proceder atempadamente à sua correção terapêutica. 

A ADTI pretende sensibilizar a população para este tema e fomentar a educação para a saúde, disponibilizando informação clara e concisa sobre as doenças da tiroide e as suas manifestações, que ajudem os homens a estarem atentos aos sinais de alarme e a recorrerem ao médico de forma precoce. 

 

Fonte: 
Guess What
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock