Especialistas da Unidade de Oftalmologia de Coimbra respondem a dúvidas sobre doença que provoca acentuada perda de visão

Quatro oftalmologistas da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra vão estar na próxima quarta-feira, dia 10 de novembro, em direto, via Facebook, a responder a perguntas sobre o queratocone, uma doença que pode provocar danos graves à visão se não for diagnosticada e tratada devidamente.
A sessão é gratuita e vai acontecer a partir das 21h00, na página de Facebook da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, em www.facebook.com/UnidadedeOftalmologiadeCoimbra. Os interessados vão ter a oportunidade de colocar as questões através da caixa de comentários da página, podendo desde já começar a fazê-lo. A sessão é aberta a outras questões relacionadas com a visão, não se cingindo ao queratocone.
A responder às questões e a esclarecer todas as dúvidas estarão os oftalmologistas Joaquim Murta, Maria João Quadrado, Andreia Rosa e João Gil, da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra e do Centro Hospital e Universitário de Coimbra.
“O queratocone é uma doença que leva à distorção da córnea. Atinge a população jovem e, por isso, precisa de ser tratada quanto antes. Se não for tratada atempadamente, e existem atualmente tratamentos que podem estabilizar e regularizar a córnea evitando o transplante, a correção da visão, mesmo com óculos, pode ser impossível. A doença vai piorando com o tempo e, se nada for feito, pode levar a acentuada e grave baixa de visão”, alerta Maria João Quadrado.
Esta é a terceira sessão de uma iniciativa inovadora da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra, que visa aproximar os médicos dos doentes através dos meios digitais.