Dia Mundial da Psoríase assinala-se a 29 de outubro

Psoríase é o principal motivo de visita ao dermatologista

Estima-se que a psoríase – uma doença com impacto psicológico significativo - afete mais de 200 mil portugueses. No entanto, os tratamentos cada vez mais inovadores permitem o controlo da doença e maior qualidade de vida para o doente. O lançamento da campanha de sensibilização #EverydayPsoriasis, no âmbito do Dia Mundial da Psoríase, tem como objetivo encorajar os doentes que vivem com psoríase a partilharem as suas experiências do dia a dia.

As doenças inflamatórias da pele condicionam o dia-a-dia de milhões de doentes e continuam a existir necessidades não respondidas. No Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de outubro, a LEO Pharma, empresa farmacêutica líder em Dermatologia médica, pretende sensibilizar para o impacto desta doença, que é a principal causa de visita ao dermatologista e que afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas.

 A psoríase é uma doença crónica, inflamatória, autoimune e sistémica que se estima que afete 125 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 14 milhões na Europa. De acordo com a Associação Portuguesa de Psoríase (PSOPortugal), a doença deverá afetar mais de 200 mil pessoas em Portugal. Aproximadamente 80% dos doentes apresenta formas ligeiras da doença e 20% evidenciam formas moderadas a graves, com envolvimento de mais de 10% da superfície corporal.

 “A psoríase é uma doença inflamatória crónica e não contagiosa que, embora ainda não tenha cura, dispõe de tratamentos cada vez mais inovadores que permitem ao doente manter a doença controlada e com isso, manter a sua qualidade de vida. Apesar de todos os avanços terapêuticos, a psoríase continua a ser uma doença com elevado impacto na vida dos doentes, não só pelas manifestações da própria doença, como pelo impacto emocional e social que causa nos indivíduos e nas suas famílias e cuidadores”, refere Christian Taveira, Farmacêutico e Medical Advisor da LEO Pharma Portugal.

“Enquanto líderes em Dermatologia médica, na LEO Pharma investimos em Investigação e Desenvolvimento (I&D) para disponibilizar tanto aos doentes, como aos profissionais de saúde, soluções inovadoras que permitam responder a necessidades ainda não satisfeitas e diminuir o impacto causado pela doença” acrescenta Christian Taveira, Farmacêutico e Medical Advisor da LEO Pharma Portugal.

A psoríase está associada a altas taxas de depressão e ansiedade, baixa autoestima e com impacto na vida laboral, nas relações interpessoais e na intimidade. Segundo os dados da Federação Internacional das Associações da Psoríase (IFPA) e divulgados pela Associação Portuguesa de Psoríase (PSOPortugal), 26% das pessoas que vivem com a doença afirmam que a patologia é responsável pela mudança ou abandono de algumas atividades do quotidiano3.   

Tratamento da psoríase

A psoríase continua a ser uma doença sem cura, mas os tratamentos existentes, adaptados a cada doente, cujo uso em monoterapia ou em associação, permitem controlar os sinais e sintomas na maioria dos casos. Atualmente, os tratamentos para a psoríase podem diminuir ou limpar totalmente as lesões de psoríase, permitindo uma maior e melhor qualidade de vida do doente. Os avanços nos tratamentos para a psoríase, cujos mais comuns são corticoides, análogos da vitamina D, ácido salicílico, radiações ultravioletas (fototerapia), medicamentos orais sistémicos e agentes biológicos que atuam na inflamação, possibilitam uma redução e diminuição da proliferação das células da camada superficial da pele.

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock