Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS atendeu 112 mil chamadas
Este serviço, que se encontra integrado na linha telefónica do SNS 24 (808 24 24 24), foi criado a 1 de abril de 2020, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental na pandemia, e desde então recebeu 112 mil chamadas, das quais 8 mil de profissionais de saúde.
Para Luís Goes Pinheiro, a criação da linha foi “crucial”, explicando que março e abril de 2020 foram meses em que “havia muita incerteza, muita ansiedade e muitas dúvidas” relativamente ao presente e ao futuro decorrentes do medo da doença e do confinamento que “foi violentíssimo para as pessoas”.
Por isso, acrescentou, foi fundamental disponibilizar este serviço, que contou com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Fundação Calouste Gulbenkian, e ter “uma voz” que pudesse dar tranquilidade e apoio às pessoas mais fragilizadas.
A linha de aconselhamento psicológico, que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e que conta com 50 a 100 profissionais, um número que vai variando conforme a procura do serviço, enquadra-se na estratégia nacional de saúde mental.