Impacto da saúde animal na Saúde Pública em foco em congresso europeu de Medicina Veterinária

O Hospital Veterinário Montenegro (HVM) pretende ser pioneiro na abordagem “One Health” em Portugal, encarando-a como estratégia de futuro. “Indubitavelmente e incluindo a atual situação de pandemia, interligar os três setores da saúde entre si – humana, animal e ambiental – permite-nos alcançar resultados mais eficazes e um melhor aproveitamento de recursos. Ambicionamos ser pioneiros na introdução deste conceito no nosso país, realçando a sua importância, para que seja visto por toda a sociedade como uma prioridade” introduz Luís Montenegro, presidente do Congresso e diretor clínico do HVM.
O congresso terá quatro salas a debitar ciência sem interrupções ao longo de 2 dias, com destaque para a “One Health”, que contará com a intervenção de várias personalidades e especialistas nas áreas da saúde animal, humana e ambiental, nomeadamente Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, António Lobo Ferreira, especialista em medicina interna do Hospital de S. João, Patrícia Poeta, docente e investigadora da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Bernardo Mateiro Gomes, especialista em saúde pública e Pedro Simas, virologista.
O programa do congresso pode ser consultado aqui e todos os interessados em participar no evento podem formalizar a sua inscrição no seguinte link: https://xviicongressohospitalveterinariomontenegro.admeus.pt/forms/index?menu=yes#page_emo_form