Torreshopping junta-se à Alzheimer Portugal para a antestreia do filme “O Pai”
“O Pai” é um dos filmes que marca 2021 e o regresso aos cinemas. Galardoado com dois Óscares pela Academia, Melhor Argumento Adaptado e de Melhor Ator, o filme do reconhecido dramaturgo Florian Zeller conta com a participação de Olivia Colman e Anthony Hopkins nos principais papeis. Numa história intensa e real, a narrativa desenvolve-se em torno de uma figura paterna, que sofre de demência, apesar de achar que não precisa de cuidados, e de uma filha que sente “na pele” o que é a preocupação de, aos poucos, perder o pai.
Joaquina Romão, Diretora do Torreshopping, afirma que “o Alzheimer é uma das doenças que mais afeta a nossa população idosa. O filme “O Pai” é um exemplo perfeito de como a realidade pode ser tão bem retratada e projetada nas nossas salas de cinema, pelo que achámos importante fazer a ligação entre as Associações que trabalham esta doença diariamente e as famílias que, por vezes, não sabem onde recorrer para obter informação e apoio”
Dados da Associação Alzheimer Portugal estimam que exista em Portugal cerca de 200 mil pessoas com demência. Este é um dos principais sintomas de doenças neurodegenerativas, onde se encaixam a Doença de Parkinson e a Alzheimer. Fundada em 1988 a Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, constituída especificamente para promover a qualidade de vida das pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores.
A iniciativa de antestreia decorre no âmbito da campanha #váaocinema, promovida pelos Cinemas Castello Lopes, que traz até às mais de trinta salas de cinema grande êxitos da edição de 2021 dos Óscares como “O Pai”, “Nomaland: Sobreviver na América” ou “Mais uma Rodada”.