DGS alerta para uma massa de ar quente que traz partículas poluentes

Segundo a autoridade de saúde, “este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.
Deste modo, a DGS deixa algumas recomendações dirigidas à população, “enquanto a situação se mantiver”.
A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
As crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios como a asma, ou doentes de foro cardíaco, “para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas”.
Já os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
Em caso de agravamento de sintomas, a Direção Geral da Saúde recomenda contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.