Patologia do punho e da mão

Serviço de Ortopedia da ULS do Nordeste realiza primeira artroscopia do punho

O Serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste realizou a primeira artroscopia do punho.

“Esta intervenção cirúrgica, realizada pela ortopedista dedicada à patologia do punho e mão, Joana Leitão, foi efetuada numa doente que apresentava uma rotura da fibrocartilagem do punho sequelar a fratura do punho”, revela a ULS Nordeste em comunicado.

Com a técnica artroscópica do punho, levada a cabo na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros (que integra a ULS do Nordeste), é possível diagnosticar e tratar com maior rapidez e precisão este tipo de lesões.

De acordo com a ULS do Nordeste, “a artroscopia é o termo que designa a observação do interior de uma articulação”. Esta técnica cirúrgica, esclarece, é aplicada após a realização de pequenos orifícios na pele e na articulação, sendo através desses orifícios que se efetuam os procedimentos necessários ao diagnóstico preciso e à aplicação de práticas de reparação e reconstrução.

Trata-se de uma intervenção menos invasiva, evitando aquilo que anteriormente se denominava «abrir o pulso» para fazer a sua reparação, e que obrigava a incisões maiores e maior dano das partes moles.

Por outro lado, destaca-se o facto de ter “uma recuperação muito mais rápida e mais fácil”, com maior benefício para o doente intervencionado.

“Este é mais um avanço de um serviço de referência da ULS do Nordeste que se mantém pioneiro na intervenção e na formação cirúrgica da especialidade de Ortopedia”, salienta ainda a Unidade Local de Saúde do Nordeste.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ULS Nordeste