Decisão após garantias da EMA
Portugal retoma administração da vacina da AstraZeneca
Sexta, 19 Março, 2021 - 11:43
As autoridades de saúde portuguesas decidiram retomar a administração da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, após o anúncio da Agência Europeia do Medicamento (EMA) de que esta vacina “é segura e eficaz” e que não está associada aos casos de formação de coágulos sanguíneos que levaram à suspensão da sua utilização em vários países europeus.
“O plano de vacinação sofreu uma pausa no que concerne à vacina da AstraZeneca e vai ser posto em marcha outra vez a partir de segunda-feira. Vamos retomar o plano, acelerando-o”, afirmou o coordenador da ‘task force’ para a vacinação contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, numa conferência de imprensa em que esteve também presente o presidente do Infarmed, Rui Ivo, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Por sua vez, a Diretora-Geral da Saúde considerou que a suspensão da vacina, ao abrigo do princípio da precaução, foi uma decisão de saúde pública. Segundo Graça Freitas, esta pausa da utilização da vacina da AstraZeneca é “facilmente recuperável e não vai impactar significativamente no esforço de vacinação”.
Fonte:
SNS
Nota:
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto:
ShutterStock