Como proteger a saúde oral da sua família?
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de problemas relacionados com a saúde oral, sendo o mais comum as cáries dentárias.
Uma alimentação pouco saudável ou a falta de acompanhamento por um profissional de saúde especializado são alguns dos fatores que contribuem para estes problemas de saúde. Mas a boa notícia é que muitos destes problemas podem ser evitados e tratados, se forem detetados numa fase inicial.
Para lhe mostrar como, a Zurich assinala o Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março) com algumas dicas para o/a ajudar a manter um sorriso saudável, em qualquer idade.
Regras para manter a saúde oral e prevenir doenças
1. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Alguns alimentos, nomeadamente os que contêm mais açúcar e amido, produzem ácidos que provocam as cáries. Ter uma alimentação equilibrada deverá ajudar a prevenir este e outros problemas de saúde. Mas, se ainda assim ficar tentado a comer um doce, faça-o durante as refeições principais.
2. Evite o tabaco e o consumo excessivo de álcool. Além de contribuir para o aparecimento de manchas nos dentes, o tabaco está também associado ao mau hálito, à perda prematura dos dentes e a um maior risco de doenças periodontais e do cancro oral. Além disto, a acidez e os elevados níveis de açúcar presentes nas bebidas alcoólicas podem provocar cáries.
3. Utilize corretamente a escova de dentes e o fio dentário. A Ordem dos Médicos Dentistas recomenda o recurso à técnica "2x2x2", ou seja, fazer a escovagem pelo menos 2 vezes por dia, durante 2 minutos e ficar 2 horas sem comer a seguir à escovagem. A escova de dentes deverá ser trocada de 3 em 3 meses, e é também Comunicado de Imprensa fundamental usar um dentífrico com flúor que facilite a remoção da placa bacteriana (camada incolor de bactérias que se acumulam na superfície dos dentes), a principal causa das cáries e dos problemas que surgem nas gengivas. Não esqueça que, para uma limpeza mais eficaz e completa, é importante recorrer ao fio dentário.
4. Marque consultas regulares com um profissional de saúde oral. Entre as rotinas essenciais a manter para garantir a saúde oral estão as consultas com um médico dentista ou higienista oral, que devem ser feitas pelo menos 1 vez por ano. No caso dos mais novos, a primeira consulta deve ser realizada quando surgem os primeiros dentes de leite ou, no máximo, até a criança completar 1 ano de vida.
5. Opte por uma proteção para toda a família. Além das práticas rotineiras, pondere ainda a melhor forma de garantir, a todos os membros do seu agregado, o acesso aos melhores tratamentos de saúde oral, sem comprometer o orçamento mensal. Uma das opções para o fazer é através de um seguro dentário que possa abranger todo o agregado familiar. Os seguros dentários são mais completos, não têm limites de capital ou períodos de carência e protegem toda a família numa única apólice.
Nunca se esqueça que os cuidados de saúde oral devem ser uma preocupação ao longo da vida e para toda a família, e por isso é tão importante que sejam incentivados de pais para filhos – desde as rotinas de escovagem dos dentes até aos hábitos alimentares saudáveis.