Acordo de fornecimento

Portugal vai receber mais 4 milhões de doses da vacina da Pfizer

Marta Temido já fez saber que o país conta receber mais quatro milhões de doses de vacina contra a Covid-19 da BioNTech/Pfizer, durante o segundo de trimestre do ano. Até ao fim do mês espera-se que cheguem mais 1,3 milhões de vacinas.

Segundo a ministra, “estas quantidades de doses de vacinas da BioNTech/Pfizer são, naturalmente, em relação a alguns dos meses do segundo trimestre, sujeitas a eventual confirmação de entrega e respeitam o princípio da distribuição de acordo com a população de cada país”.

“Portugal tomou a opção de adquirir todas as quantidades de vacinas que podia adquirir relativamente às vacinas que já estão em fornecimento, exceto em relação à vacina da Moderna, cujo último contrato adicional – não o base, mas o adicional – tinha prazo de entrega que já nos colocava no primeiro trimestre de 2022 e, portanto, optámos por preterir em detrimento de quantidades de vacinas de outras companhias com um prazo de entrega mais útil para Portugal”, esclarece ainda Marta Temido.

Ontem a Comissão Europeia fez saber, através de um comunicado, que chegou a acordo com a BioNTech/Pfizer para a entrega antecipada de 10 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, que estarão assim disponíveis já no segundo trimestre.

De acordo com o executivo comunitário, estes 10 milhões de doses fazem parte do lote de 100 milhões de doses contemplados no segundo contrato com a BioNTech/Pfizer, cuja entrega estava prevista para o terceiro e quarto trimestres de 2021.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay