Conferência interativa

Os benefícios da Imunoterapia como tratamento de 1L no Cancro Colorretal revistos em webinar

No Mês Europeu de luta contra o cancro colorretal, a MSD Portugal vai promover, no próximo dia 25 de março, a partir das 18h00, o webinar “mCRC MSI-H Meet the expert - Bringing Immunotherapy into 1st line Treatment”, uma conferência online e interativa dedicada à análise dos últimos avanços no tratamento de primeira linha do cancro colorretal, a neoplasia mais comum em Portugal e que apresenta uma das mais elevadas taxas de mortalidade, tendo registado 2 972 óbitos no ano passado (Globocan 2020).

Nos avanços alcançados na compreensão do microambiente tumoral e na identificação de alvos terapêuticos para prevenção e tratamento do cancro colorretal, a imunoterapia tem-se destacado como uma opção adicional. Pela primeira vez, em janeiro de 2021, foi aprovada uma nova opção terapêutica para o tratamento em primeira linha do cancro colorretal metastático com instabilidade de microssatélites elevada (MSI-H) ou com deficiência de reparação por incompatibilidade mismatch (dMMR) em adultos, que se estima afetar 5% dos doentes com cancro colorretal em estadio IV.

Para analisar a evolução das abordagens terapêuticas e os benefícios da utilização da imunoterapia enquanto primeira linha no tratamento do carcinoma colorretal, estará presente, nesta reunião totalmente digital, Rocío García-Carbonero, coordenadora da Unidade de Tumores Gastrointestinais do Hospital Universitário Doze de Outubro, em Madrid.

Esta discussão será conduzida por Paula Borralho, patologista na CUF Descobertas e presidente da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica (SPAP) e por Judy Paulo, oncologista no IPO de Coimbra, que também vão apresentar casos clínicos e best practices em relação ao teste MSI-H, respondendo às principais questões: como, quando e quem testar.

Com duração estimada de 1h30, os participantes vão ter a oportunidade de colocar questões e interagir com os oradores via chat. Todos os profissionais de saúde interessados em participar, podem consultar mais informação e inscrever-se a partir da plataforma da MSD.

 

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock