Investimento na nanotecnologia

Bill Gates previu esta pandemia e agora alerta sobre perigos futuros

Bill Gates acredita que vivemos na iminência de novos e mais perigosos surtos, ao mesmo tempo que lutamos contra a mudança climática.

O fundador e filantropo da Microsoft já tinha alertado sobre a possibilidade de vir a existir uma pandemia global como a Covid-19 numa Ted Talk realizada em 2015 e deixouas suas últimas previsões numa entrevista sobre o seu novo livro.

Questionado sobre "qual será o próximo desastre global?", Bill Gates respondeu sugerindo uma pandemia mais sinistra causada, deliberadamente, por humanos, além do espectro contínuo da mudança climática:

“Relacionado às pandemias está algo sobre o qual as pessoas não gostam muito de falar, que é o bioterrorismo; que alguém possa criar um vírus para causar uma catástrofe mundial…”

A Fundação Bill e Melinda Gates já doou vários biliões de dólares para inovações e tecnologia para prevenir e proteger contra pandemias: em 2010, a fundação prometeu 10 biliões de dólares para o desenvolvimento de vacinas em dez anos e, recentemente, doou cerca de 250 milhos de dólares extra para fazer frente ao surto da Covid-19.  

A necessidade potencial e o crescimento neste setor também está a atrair mais investimento. Exemplo disso, é o Vector Innovation Fund, com sede em Luxemburgo, que investiu um subfundo, no valor de 300 milhões de dólares, em tecnologia para cuidados de saúde em preparação para o ' próximo Covid '.

Este subfundo está a ajudar a iniciar a nova era de investimento impulsionado pela tecnologia na saúde global, um setor que deverá crescer 50%, a cada ano, em direção a um mercado de 1,333 triliões de dólares em 2027 (fonte: Precedence Research 2020).

Numa entrevista recente à Forbes, Bill Gates sugeriu que devemos preparar-nos para futuras pandemias como se fossem uma ameaça de guerra, e a carta anual da fundação de Gates para 2020 pediu às nações ricas que investissem dezenas de biliões de dólares para estarem prontas para a próxima pandemia após Covid-19.

A apoiar Bill Gates está a The World Nano Foundation (WNF), a organização sem fins lucrativos que promove a inovação e a comercialização de tecnologias em nanoescala.

Paul Sheedy, o cofundador da organização disse que "Bill Gates não está a prometer apenas grandes quantias da sua própria fundação, mas também a pedir o investimento governamental e privado em questões globais como proteção contra pandemia e mudança climática, onde as nanotecnologias podem desempenhar um papel vital."

A nanotecnologia ajudou a acelerar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas Covid-19, o investimento para desenvolver uma vacina de mRNA universal e outras medidas mais que vão ser cruciais para a proteção global de outro surto de vírus.

“Nanomedicinas e diagnósticos baseados em nano e outros avanços da nanotecnologia têm sido vitais para a batalha contínua contra a Covid-19”, acrescentou Paul Sheedy, destacando a necessidade de apoiar a ciência e a tecnologia com investimentos” que podem beneficiar a todos nós, ao mesmo tempo em que agregam valor e estendem a longevidade humana”.

Fonte: 
The World Nano Foundation
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Bill e Melinda Gates Foundation