Dádivas benévolas de sangue

Constituído grupo de trabalho para rever norma que exclui dadores de sangue por comportamento sexual

Depois da polémica, o Ministério da Saúde fez saber que foi criado um grupo de trabalho para rever, no prazo de uma semana, a norma que define os critérios de inclusão e exclusão de dadores de sangue por comportamento sexual, que data de 2016.

O grupo de trabalho foi constituído por decisão do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na sequência da conclusão do estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre "comportamentos de risco com impacte na segurança do sangue e na gestão de dadores", segundo um comunicado do ministério.

Este grupo será constituído por “por representantes da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. e, a título consultivo, de entidades da sociedade civil, cooptadas pelos integrantes do Grupo de Trabalho”

O gabinete de Lacerda Sales, revelou ainda que o grupo de trabalho agora criado "terá uma semana para a análise do estudo e respetiva alteração da norma em conformidade".

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock