Balanço de atividade

Desde o início da pandemia, INEM já transportou mais de 124 mil casos suspeitos de Covid-19

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica realizaram, de 15 a 21 de fevereiro, 2.785 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2. Ao todo, desde o início da pandemia, já foram transportados mais de 124 mil casos suspeitos de Covid-19.

No mesmo período, foram realizadas 972 colheitas de amostras biológicas para análise à Covid-19 pelas quatro Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária do INEM.

De acordo com as normas em vigor, a definição de caso suspeito de Covid-19 diz respeito a qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.

O INEM lembra que, apesar da diminuição dos números da Covid-19, importa manter presentes as medidas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde para travar e prevenir um novo aumento de casos.

Assim, o distanciamento físico, o uso de máscara de proteção, a lavagem frequente e correta das mãos e a adoção de etiqueta respiratória são fundamentais para travar a pandemia.

 

Fonte: 
INEM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock