Último balanço do INEM revela que foram transportados quase 6 mil casos suspeitos de Covid em uma semana

No total, o INEM revela que, desde o dia 1 de março de 2020, já foram transportados 107.819 utentes com suspeita de Covid-19. A definição de caso suspeito é, entre outros e de acordo com as normas em vigor, qualquer situação de falta de ar triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
Segundo o último balanço realizado, as Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária efetuaram, no mesmo período, 1.254 colheitas para análise, mais 64 do que na semana anterior.
Numa nota publicada na página oficial, o INEM lembra que, para travar o aumento de novos casos e conter a pandemia, é fundamental que todos cumpram as regras da Direção-Geral da Saúde, bem como todas as medidas de confinamento decretadas pelo Governo. Só com o esforço de todos é que será possível inverter a tendência e achatar a curva ascendente de novos casos.
E acrescenta, “nesta fase, mais do que nunca, importa recordar todos os cidadãos que devem contactar o Número Europeu de Emergência – 112 – somente em caso de emergência. Deverão colaborar com os profissionais do CODU para uma correta triagem de todas as situações e seguir as indicações dadas”.
Em todas as outras situações não emergentes, deverão entrar em contacto com o SNS24 – 808 24 24 24 – para obterem a referenciação e aconselhamento adequados.
Se apresentar dificuldade respiratória, febre, tosse, alterações ou ausência no paladar e/ou olfato, ligue SNS24 – 808 24 24 24.