CHUC e HAJC assinam Protocolo de Articulação em Cuidados Paliativos

Segundo o Centro Hospitalar “este protocolo pretende estabelecer os termos em que decorrerá a colaboração entre o HAJC e o CHUC, ao nível dos cuidados paliativos de adultos”.
O CHUC não dispõe ainda de uma Unidade de Cuidados Paliativos (UCP) para adultos, promovendo a referenciação dos utentes com necessidade de internamento em UCP para o HAJC, “numa lógica de utilização eficiente dos recursos públicos”.
Em comunicado o CHUC faz saber que “a articulação entre os dois hospitais, materializada através deste protocolo, é um passo importante na construção de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) em rede e que é estimulado pela tutela, nomeadamente pela Administração Regional do Centro (ARSC) e o Ministério da Saúde”.
O Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede vai apoiar o CHUC através da sua Unidade de Cuidados Paliativos, que conta com 18 camas de cuidados paliativos. A “articulação entre as equipas das duas instituições e a partilha de informação clínica” vai ser uma das principais premissas desta iniciativa.
O protocolo vai ser assinado, amanhã, dia 18 de dezembro, “pelo presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, e pela presidente do Conselho Diretivo do HAJC, Diana Breda”. O evento contará ainda com a presença da Presidente da ARSC, Rosa Reis Marques.