Coaching Infantil: mais um passo para o desenvolvimento pessoal das crianças
Através da utilização de técnicas e ferramentas lúdicas e assertivas, permite mudanças benéficas no comportamento da criança. O Coaching Infantil foca-se na definição de objetivos concretos, levando a criança e seus pais a assumirem responsabilidade pelas suas ações, a fim de atingirem os resultados desejados. A principal finalidade do Coaching Infantil é dotar as crianças de estratégias que lhes permitam ser mais autónomas, mais conhecedoras das suas emoções e de como lidar com elas, mais capazes de fazerem escolhas vantajosas, mais conscientes das suas limitações e com maior capacidade para fazer frente às adversidades e desafios da sua rotina. Apesar do foco da intervenção ser a criança, os pais assumem um papel primordial. Se os filhos são o espelho dos pais, qualquer mudança que se queira ver na criança, começa também pela mudança nos pais. Através de um processo de Coaching Infantil, os pais são também incentivados a utilizar uma “postura coaching” em casa e na rotina familiar. Desta forma, todos saem beneficiados.
Em que situações o Coaching Infantil pode ajudar?
- Bullying (criança vítima e criança agressora)
- Alterações na rotina: morte de alguém, divórcio dos pais, mudança de escola, mudança de casa
- Problemas de relacionamento com irmãos, colegas, familiares, professores
- Comportamentos indesejados: birras, mentira, egoísmo, vitimização, arrogância, falta de empatia, tédio, inquietação, etc.
- Não cumprimento das rotinas
- Ausência de amigos / Distanciamento social
- Medos e inseguranças
- Incapacidade para dormir sozinho
Quais os benefícios para a criança?
- Ampliação da sua autoestima, autoconfiança e motivação
- Melhor entendimento das suas dificuldades e dos seus valores
- Rompimento de crenças limitantes
- Melhor entendimento das suas emoções, sentimentos e pensamentos
- Compromisso com a sua rotina
- Autorresponsabilidade sobre as suas escolhas e decisões
- Senso de conquista e resolução de problemas
- Construção de uma atitude crítica
- Melhor relacionamento com pais, irmãos e amigos
- Maior aceitação, tolerância e empatia no convívio com outros
- Desenvolvimento de uma atitude positiva e otimista
- Sentido de pertença
Um processo de Coaching Infantil, apesar de bastante terapêutico, não é uma terapia. Isto é, não trabalha com disfuncionalidades psíquicas, não faz diagnósticos nem trata distúrbios, sendo necessário para esses casos, a intervenção de um profissional da especialidade (um psicólogo, psicoterapeuta, terapeuta da fala ou outro). O Coach Infantil é um profissional habilitado que intervém como facilitador e incentivador à mudança de comportamentos (mas não trata nem cura problemas do foro psicológico ou de saúde mental). Pode sim, trabalhar em parceria com outras áreas de intervenção, mas nunca as substituindo.