Curso

ESEnfC organiza formação em Orientação sexual e identidade de género para profissionais

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar, entre os dias 2 de dezembro e 14 de janeiro, a primeira edição de um curso de "Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género", dirigido a profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego.

Beneficiando de financiamento do Fundo Social Europeu, e da colaboração de especialistas da ESEnfC, do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o curso, de inscrição gratuita, destina-se a enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde a exercerem funções naquele ACES, cuja área de influência corresponde aos concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure.

“Direitos das pessoas LGBT: leis e instituições”, “Especificidades da discriminação contra pessoas LGBT”, “Crimes de ódio e violência doméstica”, “Epidemiologia das infeções sexualmente transmissíveis em pessoas LGBT”, “Estratégias para a promoção da saúde” e “Rede de recursos LGBT existentes” são temas deste programa formativo, que corresponde a 18 horas de formação por videoconferência, distribuídas por sete sessões, às quartas e/ou quintas-feiras, no período da tarde.

Abordar a estigmatização e discriminação das pessoas LGBT na sociedade e nos contextos de prestação de cuidados de saúde, consciencializar para um conhecimento crítico sobre as especificidades relativas ao acesso aos cuidados de saúde por esta população e apresentar o enquadramento jurídico (nacional e internacional) das questões desta área e do conceito de crime de ódio e de violência doméstica, são alguns objetivos da formação multidisciplinar.

São formadores deste curso, Aliete Cunha-Oliveira, Ana Paula Camarneiro, Andreia Costa Andrade, Beatriz Xavier, Pedro Urbano e Rosário Pinheiro.

Duas outras edições do curso decorrerão integralmente no próximo ano civil, a 2ª de 24 de fevereiro a 17 de março e a 3ª de 14 de abril a 5 de maio.

A formação é apoiada pelo Portugal 2020 (acordo de parceria entre o Estado português e a Comissão Europeia), com financiamento do Fundo Social Europeu, na sequência de candidatura ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock