O cancelamento dos tratamentos oculares pode levar à cegueira

Para o médico oftalmologista, em Portugal, “A retinopatia diabética é uma complicação da diabetes a nível ocular que tem tratamentos que permitem preservar a visão dos doentes e, em muitos casos, permitem mesmo recuperar a visão perdida. No entanto, para que tal aconteça estes tratamentos devem ser mantidos de forma repetida e regular. No caso da DMI, onde crescem vasos sanguíneos anormais por debaixo da retina ou na sua espessura, a regularidade necessária é ainda mais urgente. A sua interrupção pode provocar, com maior frequência nesta doença, uma perda irreversível de visão. Por outro lado, doenças como o glaucoma também precisam de vigilância e tratamento para evitar a perda de visão.”
“Mais de 85% da informação que recebemos chega-nos através da visão. A nossa vida pessoal, profissional, afetiva e relacional está suportada na informação visual”, refere o médico. “O medo de perder a visão, de acordo com estudos publicados, é superior, por exemplo, ao medo de ter um carcinoma da próstata ou um AVC. Exemplo disso é o caso dos doentes diabéticos, que como muito bem sabemos podem ter complicações graves em vários órgãos, mas a complicação que mais temem é a cegueira”, acrescenta.
Esta Sociedade científica reforça ainda que as pessoas devem sempre tratar da sua saúde ocular exclusivamente com o seu médico oftalmologista, explicando que contrário de um optometrista, este estudou medicina e especializou-se em Oftalmologia, ganhando todos os conhecimentos para tratar as doenças oculares. “Ter uma visão normal não significa que esteja tudo bem. Só o médico Oftalmologista está preparado para prevenir, diagnosticar e tratar as doenças oculares”, explica a SPO.