Covid-19

Pandemia está a ser impulsionada por pessoas entre os 20 e 40 anos, alerta OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já veio alertar que a disseminação do novo coronavírus estar a ser feita por pessoas com idades entre os 20 e 40 anos, muitas das quais sem saberem que estão infetadas, representando assim um perigo para os grupos mais vulneráveis.

"A epidemia está a mudar", afirmou o diretor-regional da OMS para o Pacífico Ocidental, Takeshi Kasai, numa conferência de imprensa transmitida na internet, acrescentando que são as pessoas na faixa dos 20, 30 e 40 anos que estão a promover a disseminação da infeção. “Muitos não sabem que estão infetados e isso aumenta o risco de transmissão para os mais vulneráveis", adiantou.

"O que estamos a observar não é simplesmente um ressurgimento. Acreditamos que seja um sinal de que entramos numa nova fase de pandemia na Ásia-Pacífico", acrescentou Kasai.

A OMS frisa que a transferência da maioria dos casos para uma franja jovem da população põe em risco os grupos mais vulneráveis, onde se incluem os idosos e os doentes em áreas de grande densidade populacional.

A pandemia de COVID-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, morreram pelo menos 1.779 pessoas no contexto da COVID-19.

 

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay