Mais de metade dos portugueses tem problemas de sono
Há muitos portugueses com problemas de sono?
Mais de metade dos portugueses - cerca de 60% - tem problemas de sono
A insónia é o problema mais frequente de sono? Que outros problemas de sono existem?
De facto, a insónia é a queixa mais frequente, mas existem outros problemas: uns inerentes ao sono, outros que podem determinar alterações do sono.
Mas subjacente à insónia estão problemas como a apneia do sono, a síndrome de pernas inquietas, a dor crónica… e, evidentemente, a insónia. Esta por ser de vários tipos e dever-se a causas múltiplas.
A que é devida a insónia? Há grupos particulares mais predispostos à insónia?
Os trabalhadores por turnos são o grupo que mais tem dificuldade em resolver os seus problemas de sono. Para além, disso, identificam-se outros fatores. Por exemplo o sexo feminino tem mais insónia que o masculino: as causas hormonais, ter filhos, a maior tendência à depressão e ansiedade… face à sua condição ainda existente a mulher continua a ser sobrecarregada e sofre uma pressão para ter que dormir...
Quando a insónia se deve a um fator novo, pode ser passageira, de ajustamento, mas, muita das vezes, torna-se crónica.
E a apneia do sono?
Se o doente tem fenótipo típico: obeso, pescoço curto, hipertenso, o diagnóstico faz-se facilmente.
Mas muitas vezes vêm por insónia e só quando se realiza um exame de sono se descobre que o problema dos múltiplos acordares são as apneias.
Que efeitos tem a privação de sono?
A privação do sono leva a alterações da concentração e memória e a uma lentificação e secundariamente leva a condições médicas diversas…
O que é a narcolepsia?
É a doença do sono. A pessoa dorme bem durante a noite, mas de dia está sempre sonolenta e adormece com toda a facilidade
Pode ter outros sintomas associados: Paralisia do sono, alucinações ao adormecer e ao acordar, perda de tónus muscular por vezes com queda.