O projeto SAVIC luso-brasileiro
Este modelo formativo foi desenvolvido por um grupo de médicos brasileiros do estado de São Paulo e rapidamente granjeou enorme sucesso, tendo sido apadrinhado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e mais tarde pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) decidiu integrar o SAVIC na Academia Cardiovascular da SPC, que assumiu a responsabilidade da organização do projeto SAVIC em Portugal.
Com o explícito objetivo de promover a internacionalização do modelo SAVIC para a Europa e tirando partido das excelentes relações entre a SBC e a SPC, foi proposta à SPC uma parceria para o desenvolvimento do projeto SAVIC luso-brasileiro. Assim, depois de uma delegação da SPC ter tido oportunidade de frequentar um curso de SAVIC no Rio de Janeiro, em Setembro de 2013, foram definidas as etapas seguintes conducentes à implementação do projeto SAVIC luso-brasileiro.
Em Abril de 2014, no decurso dos trabalhos do XXXIV Congresso Português de Cardiologia, realizou-se o primeiro curso SAVIC em Portugal, que contou com a participação como formadores dos cardiologistas brasileiros mentores do projeto SAVIC original e editores do manual SAVIC.
A partir dessa data, o curso SAVIC, em mais de 50 edições, já treinou mais de 700 médicos portugueses, com a particularidade de levar a formação a vários pontos do país, realizando cursos localmente nos hospitais e faculdades portuguesas.
A expansão do projeto para os Estados Unidos da América está em curso pela mão dos especialistas brasileiros, tendo sido realizada recentemente uma formação SAVIC no estado da Carolina do Norte (Wake Forest Baptist Medical Center), bem como para Angola, onde foram formados mais de 80 médicos em Luanda no passado mês de Novembro. Em Portugal, o desenvolvimento do programa tem passado por desdobramentos do curso SAVIC, como é disso exemplo o curso “SAVIC Consultório”, em que é abordado o seguimento do doente em ambiente de ambulatório (consulta externa e hospital de dia) dirigidos a todos aqueles que seguem estes doentes.
Organização do curso SAVIC
Sistematizar procedimentos é uma das formas mais eficazes de melhorar o manuseio de uma doença e este é o objetivo do SAVIC, idealizado para rever conceitos e treinar uma abordagem padronizada de atendimento útil na imensa maioria dos casos.
Num ambiente confortável e informal, durante 5 horas, realiza-se uma palestra conceitual, seguida de estações de treino prático e de discussões de casos, focando o diagnóstico e o tratamento desde os casos mais simples aos mais complexos.
O curso é composto por aulas práticas e teóricas, que têm como base um material didático com metodologia própria, para que o acesso às informações dadas durante o curso seja de fácil entendimento.
O curso SAVIC é divido em três etapas:
- Fase Inicial – compreende as 24 horas iniciais do atendimento, nas quais o doente ainda está no Serviço de Urgência.
- Fase Intermediária – compreende um período de tempo longo variável que vai das 24 horas iniciais às 24 horas antes da alta do doente.
- Fase Tardia – compreende as 24 horas finais do internamento e a preparação para a alta, e o que deve ser feito no ambulatório para minimizar os re-internamento
Organização do curso SAVIC – Consultório
Desenvolvido posteriormente e já implementado no Brasil há alguns anos, o projeto SAVIC Consultório complementa o bem-sucedido SAVIC na abordagem ao doente com insuficiência cardíaca crónica. O SAVIC Consultório tem como objetivo principal abordar os quadros de insuficiência cardíaca crónica, indicando a melhor conduta e como implementá-la para que se obtenham os resultados desejados. Essa forma é focada no médico em ambulatório e dirige-se a profissionais de diversas áreas, como a cardiologia, a medicina interna e a medicina geral e familiar.
Divide-se em dois momentos:
- Diagnóstico e Intervenção
- Intervenção e Seguimento