Conheça os termos

Dicionário do sono

Atualizado: 
08/08/2019 - 12:16
Para muitas pessoas a altura de dormir pode não ser significado de descanso pois sofrem de alguns problemas associados ao sono.
Mulher na cama a dormir

Apneia do sono

É a paragem respiratória durante o sono. Pode ser por obstrução - Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) ou por problemas no Sistema Nervoso Central - Apneia central.

Bruxismo

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes (como uma mastigação) durante o período de sono.

Fragmentação do sono

É uma perturbação do sono na qual o indivíduo faz despertares ou micro despertares durante o tempo de sono, não implicando obrigatoriamente que o indivíduo se lembre no dia seguinte dos mesmos pois pode não ter havido tempo para a memorização.

Insónia

A insónia a mais comum desordem do sono e caracteriza-se pela dificuldade em adormecer ou dificuldade em manter o sono. Pode ser dividida em dois tipos: primária e secundária. A primeira não é causada por uma doença física ou mental, nem é consequência da toma de medicação ou substâncias como o álcool e drogas. A insónia secundária pode resultar da dor causada por uma doença reumática. A ansiedade e a depressão podem estar também na base da insónia secundária.

Narcolepsia

A narcolepsia é uma patologia rara e caracteriza-se por uma tendência anormal para adormecer durante o dia nas situações mais impróprias. Apresenta sintomas como paralisia durante o sono, perda súbita do tono muscular em resposta a determinadas emoções e alucinações ao adormecer.

Roncopatia

Vulgarmente conhecida por “ressonar”, é o barulho mais ou menos intenso que o homem ou a mulher fazem durante o sono. É considerado um sinal de alarme e obriga ao despiste de doenças que poderão contribuir para esta situação.

Síndroma da fase retardada 

Também conhecida como desajuste dos ritmos circadianos ou circadiários, diz respeito a uma perturbação do relógio biológico sendo o principal sintoma adormecer muito tarde.

Síndroma das pernas inquietas

O síndroma das pernas inquietas é uma doença neurológica que se caracteriza pela dificuldade em adormecer e impressões estranhas nas pernas que só são aliviadas depois de as mexer.

Sonambulismo

O sonambulismo ocorre sobretudo na infância e caracteriza-se pelo falar e sentar ou também por andar pelo quarto e até mesmo pela casa. Normalmente não necessita de tratamento, pois tende a desaparecer com o crescimento.

Artigos relacionados

Como ter uma boa noite de sono

O Sono e suas consequências para a saúde física e psíquica

O sono e as doenças cardiovasculares

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Pixabay