Comer um ovo por dia pode prevenir doenças cardiovasculares, diz estudo
De acordo com a CNN, que cita o estudo, os investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Pequim concluíram que o consumo moderado de ovos é benéfico à saúde e pode até ajudar a prevenir doenças como a insuficiência cardíaca, arritmias e problemas nas válvulas cardíacas, além de reduzir o risco de AVC e enfarte.
Para chegar a estes resultados, entre 2004 e 2008, foram analisados 461.213 chineses em dez regiões do país, com idades entre 30 e 79 anos, aos quais não haviam sido diagnosticadas doenças cardiovasculares, cancro ou diabetes. 13% dos envolvidos neste estudo afirmou comer um ovo por dia, enquanto 9% disse não comer nenhum.
Segundo a investigação, os participantes que ingeriram até um ovo por dia reduziram o risco de derrame hemorrágico em 26%. O risco de doença isquémica do coração baixou para 12%.
“O acidente vascular cerebral, incluindo o hemorrágico e o isquémico, é a primeira causa de morte prematura, seguida por doença cardíaca", adianta Canqing Yu, co-autor do estudo.
Com base nestes resultados, o investigador afirma que comer ovos com moderação - menos de um por dia – leva a uma menor incidência de doenças cardiovasculares. No entanto, o investigador alerta que os resultados devem ser interpretados também a partir dos hábitos alimentares e ao estilo de vida chinês.
Aumento da pressão arterial, obesidade e aumento de açúcar no sangue, são fatores que contribuem para o risco de doença cardiovascular.