Meninos obesos entram na puberdade mais cedo
Esta pesquisa analisou vários parâmetros relacionados com o excesso de peso em 527 meninos chilenos com idades entre os 4 e os 7 anos, o que possibilitou os investigadores associarem a obesidade corporal total e a obesidade central, ou excesso de gordura na barriga, a maiores probabilidades de iniciar a puberdade antes dos 9 anos. “Com o aumento da obesidade infantil em todo o mundo, houve um avanço na idade em que a puberdade começa nas meninas”, diz a investigadora principal deste estudo, Maria Veronica Mericq, admitindo, no entanto, que esta evidência tem gerado alguma controvérsia quando associada ao sexo masculino.
Enquanto alguns estudos norte-americanos descobriram que a obesidade atrasa a puberdade, outro mostrou que apenas o excesso de peso, mas não a obesidade, induziu a puberdade precoce nos meninos.
Já os resultados de alguns estudos realizados na Europa mostraram que a puberdade chega mais cedo em meninos com sobrepeso e obesidade. De acordo com a Hormone Health Network, a puberdade precoce está associada a possíveis problemas, incluindo crescimento atrofiado e problemas emocionais e sociais.
Os meninos deste novo estudo faziam parte do Estudo de Crescimento e Obesidade do Chile. A puberdade foi considerada precoce usando uma medida padrão para meninos: crescimento do testículo (maior do que 3 centímetros cúbicos) antes dos 9 anos. Para determinar a obesidade central, a equipa mediu a cintura de cada menino. Para a obesidade total, usaram peso e altura para calcular o índice de desvio padrão do índice de massa corporal (IMC).
Os investigadores da Universidade do Chile descobriram que a prevalência da obesidade total aumentava com a idade, de 22% dos meninos com idades entre 6 e 7 anos a 28,6% aos 11,4 anos, a idade média no início da puberdade para esse grupo. A obesidade central também aumentou nesse período, de 11,8% para 17,4%.
A puberdade precoce teria ocorrido em 45 meninos. A obesidade total e a obesidade central dos 4 aos 7 anos aumentaram as hipóteses de puberdade precoce em comparação com os meninos de peso saudável. Por exemplo, entre os meninos de 5 ou 6 anos, aqueles com obesidade tinham quase 2,7 vezes mais de hipóteses de iniciar a puberdade cedo, e aqueles com obesidade central tinham quase 6,4 maiores chances de puberdade antes dos 9 anos, relatou Mericq. A investigadora explicou que a obesidade central está mais relacionada com a massa gorda, porque um IMC mais alto pode refletir o aumento de músculos, especialmente em atletas.
De acordo com Mericq, “a puberdade precoce pode aumentar o risco de problemas de comportamento e nos meninos pode estar relacionada a uma maior incidência de cancro do testículo na idade adulta”, pelo que é essencial adotar medidas de controlo da obesidade bem cedo diminuindo assim os riscos futuros.