Rinoplastia
Habitualmente efectuada sob anestesia geral, pode ser também realizada com anestesia local e sedação, de acordo com as preferências do cirurgião.
Pode ser realizada por dois diferentes motivos:
Questões de saúde
Corrigir pequenos defeitos na estrutura do nariz que prejudicam a respiração. Pode ser necessário alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Esta intervenção pode ainda ter o objectivo de melhorar a respiração sendo necessário actuar sobre o septo nasal.
Questões estéticas
Seja para corrigir algo provocado por um acidente ou simplesmente uma forma que não seja a que a pessoa mais deseje, este tipo de cirurgia pode contribuir positivamente para o aumento da auto-estima. A baixa auto-estima pode afectar negativamente a vida de uma pessoa, e se a rinoplastia resolver esse aspecto é sempre uma intervenção positiva.
Os efeitos colaterais desta intervenção são o edema temporário, equimoses peri-orbitárias, hemorragia moderada e sensação de nariz obstruido devido ao edema.
Os riscos da rinoplastia são a infecção, as assimetrias, e o resultado insatisfatório quanto á forma pode condicionar nova intervenção.
A recuperação imediata de uma rinoplastia pode acontecer ao fim de oito ou dez dias, permitindo regressar ao trabalho após esse período, e conselha-se a evitar traumatismos nasais, exposição solar (usar protectores solares) durante as semanas seguintes á operação.
O resultado definitivo de uma rinoplastia pode demorar muitos meses a ser apreciado, podendo ter que se esperar muitas vezes dez ou doze meses, devido á lentidão com que se refaz a circulação linfática na pirâmide nasal.