Há um serviço que liga para os idosos mais frágeis
O serviço proximidade sénior do SNS 24 foi lançado no final do ano passado: uma iniciativa que apoia idosos em situações de maior fragilidade. Em tempos, houve uma linha sénior em que os utentes tinham de ligar e pedir para serem acompanhados, mas desta vez o primeiro passo é dado pelo próprio SNS 24.
"É um serviço pró-ativo do SNS para com a população idosa, de 75 ou mais anos, onde queremos contactar e acompanhar aqueles que mais precisam", explica à TSF a diretora Micaela Monteiro.
Micaela Monteiro explica, contudo, que muitas vezes as dificuldades encontradas na conversa com os idosos não podem ser resolvidas por chamada: "Por outro lado, nós sabemos também que durante esse acompanhamento são detetadas dificuldades ou problemas do idoso - a nível de saúde, a nível social ou de segurança - que são assinalados. Mas é fácil de perceber que as soluções, na maior parte das vezes, depois não são passíveis de ser feitas através de um telefone. Precisam de uma resposta local."
Por isso, o serviço conta com a colaboração dos agrupamentos de centros de saúde, que fornecem os contactos de quem poderá ser incluído no serviço. Na primeira chamada fazem uma avaliação, identificam limitações de saúde, mas também casos de isolamento ou de depressão.
Se o utente for sinalizado é incluído no programa e passa a receber uma chamada todas as semanas.
"Nesse contacto existem recomendações importantes que são dadas a estes cidadãos, a estas pessoas idosas. Nesta altura do ano, incidem, obviamente, sobre como se proteger do frio e o incentivo à vacinação contra a gripe", remata.
48% dos utentes já receberam a chamada do serviço de proximidade
Mariana Leitão Marques, médica neurologista e coordenadora do serviço, explica que a seleção das pessoas é feita através da Escala Tilburg, com recurso a várias perguntas de resposta simples.
"São feitas perguntas como: Como é que se sente em relação à sua saúde física? Tem tido recentemente mais dificuldades em andar? Ou em manter o equilíbrio? Ou na audição? Ou na visão? Tem sentido dificuldades com a sua memória? Tem-se sentido abatido ou em baixo no último mês? No fundo, tenta-se perceber se a pessoa está bem nestas três componentes - física, psicológica e social."
"Dos 1585 utentes nesta situação de fragilidade, 48%, ou seja 766, não só já foram incluídos, como já estão na fase de receberem chamadas de intervenção - aquelas em que se liga de volta para o idoso para perguntar se o problema foi resolvido, se já está vacinado contra a gripe, ou se tem braseiras em casa com as quais precise de ter cuidado."