Açores com 200 médicos internos em 2019
Dos 80 internos que iniciam agora a sua formação nas unidades de saúde dos Açores, 46 estão em formação geral (antigo ano comum) e 34 em formação específica (especialidades médicas), segundo uma nota de imprensa do Governo dos Açores.
No Hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foram colocados 33 médicos em formação geral e 15 em formação específica, enquanto no Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira, 11 jovens médicos iniciam a formação geral e 14 a formação específica.
No caso do Hospital da Horta, na ilha do Faial, vão ser recebidos seis médicos, dos quais dois em formação geral e quatro em formação específica.
Na formação específica estão 13 internos em Medicina Geral e Familiar e um em Saúde Pública.
Segundo a mesma nota, dos internos em Medicina Geral e Familiar, seis são recebidos pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, três pela Unidade de Saúde de Ilha da Terceira, três pela Unidade de Saúde de Ilha do Faial e um pela Unidade de Saúde de Ilha do Pico.
Para o secretário regional da Saúde, os Açores, em geral, e o Serviço Regional de Saúde, em particular, “dispõem de desafios e de oportunidades características da insularidade que permitirão, além das competências profissionais, o desenvolvimento de competências pessoais distintas de qualquer outro local a nível nacional”.
Numa carta enviada aos médicos internos, Rui Luís manifestou a confiança de que os Açores “sejam mais do que um local de formação temporária, consistindo num local ideal para viver e trabalhar com qualidade”.
O governante adiantou que estes profissionais poderão contar com o empenho do Serviço Regional de Saúde para que isso aconteça.