Confirmado terceiro caso de dengue contraído em Espanha
Trata-se de uma mulher residente na Comunidade Autónoma de Madrid que já tinha apresentado sintomas da doença e estava à espera da confirmação do diagnóstico, depois de dois membros da sua família terem contraído a mesma enfermidade.
Os três infetados já tiveram alta do hospital onde foram tratados.
Os casos foram detetados em pessoas da mesma família, que estiveram em municípios da província de Cádiz e Murcia durante o período em que poderão ter contraído a infeção, segundo fontes citadas pela à agência Efe.
O dengue é uma doença produzida por um vírus (flavivirus) que geralmente tem efeitos ligeiros e que se transmite por picada de mosquitos infetados, e não de pessoa a pessoa.
Entre os infetados, dois residem em Múrcia (Espanha) e o outro, uma mulher, na Comunidade de Madrid.
O Centro nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III, em Madrid, confirmou na passada quinta-feira os dois primeiros casos de infeção por vírus de dengue em adultos residentes em Espanha e que não tinham viajado para zonas de risco.
As três pessoas, que começaram a ter sintomas na segunda quinzena de agosto, evoluíram de forma favorável “e atualmente estão de boa saúde”.
O único vetor que pode transmitir o vírus em Espanha é o ‘Aedes albopictus’ (mosquito tigre), muito propagado em Espanha, particularmente no litoral mediterrânico.