12 de maio – Dia Internacional do Enfermeiro

O papel do Enfermeiro nos cuidados prestados ao domicílio

Atualizado: 
14/05/2018 - 15:01
Hoje é o Dia Internacional do Enfermeiro, mas afinal o que é ser Enfermeiro?

Segundo o Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro a “Enfermagem é a profissão que, na área da saúde, tem como objetivo prestar cuidados de enfermagem ao ser humano, são ou doente, ao longo do ciclo vital, e aos grupos sociais em que ele está integrado, de forma que mantenham, melhorem e recuperem a saúde, ajudando-os a atingir a sua máxima capacidade funcional tão rapidamente quanto possível.” - Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro.

É um profissional com reconhecidas competências científicas, técnicas e humanas que atua para substituir a competência funcional de uma pessoa que esteja totalmente incapacitada; ajudar a completar a competência funcional; orientar e supervisionar a mudança para estilos de vida saudáveis através de ações de formação e promoção de saúde; encaminhar em função dos problemas existentes identificados para os demais membros da equipa de saúde, quando os problemas não possam ser resolvidos só pelo Enfermeiro e ainda, avaliar os resultados obtidos com as suas intervenções junto da pessoa, família, grupo ou comunidade. Podemos afirmar que o Enfermeiro atua em redor de duas esferas que se interligam e o tornam único: a esfera mais técnica relacionada com o tratamento e a esfera mais humana, relacional e emocional preocupada com a pessoa como ser holística.

Um dos grandes desafios colocados na atualidade é de como se deve atuar com as alterações demográficas (inversão da pirâmide etária), altas hospitalares precoces, aumento de doenças crónico-degenerativas e maior grau de dependência.

É consensual a necessidade de incrementar os cuidados de saúde domiciliários. Deste modo, qual o papel do Enfermeiro nos cuidados prestados no domicílio? O Enfermeiro assume-se como mediador entre as necessidades e os recursos e o apoio técnico-cientifico e emocional da pessoa e da família. O cuidar no domicílio requer do Enfermeiro: a enfâse na educação para a saúde da pessoa e família; a avaliação da casa, para criar um ambiente favorável; a compreensão dos recursos da comunidade; a utilização da evidência para se adaptar aos cuidados em casa; a assumpção de um papel de advogado para capacitar a pessoa e a família; e que seja uma influência no sistema de cuidados de saúde.

Os Enfermeiros são os profissionais que cuidam a pessoa em toda a sua globalidade e complexidade, sendo os mais capacitados para este desafio de cuidar em casa, onde vários elementos (técnico-científicos e relacionais/humanos) estão interligados e influenciam a prestação de cuidados.

Deste modo, todo e qualquer cuidado domiciliário deverá ter o Enfermeiro como pilar na sua estrutura e organização.

Autor: 
Enfº João Rombo - Diretor IberSaúde e Enfermeiro Hospital Lusíadas Lisboa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock