I Congresso Internacional de Demências
A Casa de Saúde da Idanha recebe nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro o I Congresso Internacional de Demências, evento organizado pela Unidade de Gerontopsiquiatria e Reabilitação Cognitiva da casa de saúde, e que visa a partilha e atualização de conhecimento sobre os principais temas no âmbito da Gerontopsiquiatria, a nível clínico e terapêutico. O Professor Takanori Shibata, pioneiro na utilização da roboterapia em casos de demência, é um dos vários oradores que marcarão presença no evento.
No dia 22, após a conferência inaugural “Espiritualidade e Vulnerabilidade Humana”, tem início às 10h30 o Simpósio “Demências: situação atual e desafios futuros”, com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, António Leuschner. Segue-se a conferência “Características e necessidades de cuidados a pessoas com demência”, às 12h00, e logo após o almoço, às 14h00, “Roboterapia na demência: Paro”, com o Professor japonês Takonori Shibata.
A utilização da tecnologia no tratamento continua a ser o tema em destaque, com o Simpósio "Terapias não farmacológicas na pessoa com demência – novas abordagens". De referir que que ao logo destas intervenções estarão a decorrer ações paralelas, como as “Apresentações livres” e o “Espaço networking”, uma dinâmica que dá a oportunidade a todos os participantes de apresentarem a sua instituição e trabalho, durante 5 minutos.
O dia 23 tem início às 9h30 com a conferência "Enquadramento legal e direitos das pessoas com demência", seguindo-se “Cuidados Paliativos na demência” e, a terminar o período da manhã, "Avanços científicos na investigação das demências", com Alexandre Mendonça, Investigador principal da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Durante a tarde os participantes poderão ainda assistir à conferência "Demências: investigação epidemiológica e de serviços com implicações na clínica e na saúde pública" e ao simpósio "Abordagem centrada na pessoa com demência".
Pode consultar todas as informações no site do evento, em https://www.congressointernacionaldemencias.pt/.