A vida depois da menopausa
A chegada da menopausa, que geralmente ocorre entre os 48 e 50 anos, caracteriza-se por uma queda brusca nos níveis de estrogénio no organismo feminino. Esta nova fase na vida das mulheres, não pode, no entanto, corresponder a um decréscimo nas suas actividades ou nos cuidados com a sua saúde.
Nas últimas décadas as mulheres passaram a ter um papel mais activo na sociedade e a desempenhar outras funções que não apenas a de mãe e dona de casa. Por outro lado com o aumento da sobrevida, as mulheres passam pelo menos um terço da vida após a menopausa, com vidas activas e preenchidas.
Esta fase tão peculiar da mulher, deve ser vivida o mais saudável possível mantendo os seus exames de rotina e escolhas de vida saudáveis, tais como uma alimentação equilibrada e exercício físico regular. Isto pode ajudar a prevenir problemas de saúde nos anos posteriores.
Cuidados de saúde rotineiros
Ter um papel importante na sua própria saúde à medida que se envelhece é importante. Até porque corre um maior risco de ter doenças crónicas do que as mulheres mais jovens e poderá também ter de tomar mais medicamentos do que tomava há 30 anos atrás.
Por todas estas razões, todas as mulheres com 65 anos ou mais, devem fazer um exame físico anualmente. O exame deve incluir alguns rastreios de rotina, incluindo mamografia, rastreio do cancro do cólon, do recto e rastreio de densidade óssea, entre outros.
Exames de Rastreio
Teste de Papanicolau
É um exame no qual as células do colo do útero e da vagina são examinadas ao microscópio.
Mamografia
Técnica com baixa dosagem de raio-X usada para estudar os tecidos mamários.
Avaliação do perfil lipídico
É um exame ao sangue que mede o nível de substâncias gordas no sangue (colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL e triglicerídos).
Exame ao sangue oculto nas fezes
É um exame a uma amostra de fezes para a detecção de sangue, que pode ser um sinal de cancro do cólon ou recto.
Sigmoidoscopia
É um teste no qual uma sonda fina é introduzida no recto e no cólon inferior para procurar sinais de cancro.
Colonoscopia
É um exame a todo o cólon usando uma sonda pequena e iluminada.
Rastreio da densidade óssea
É um exame que verifica a força dos seus ossos através da medição dos minerais, incluindo cálcio, nos seus ossos através de raio-X, tomografia computorizada ou ultrasonografia.
Ionograma urinário
É um exame no qual uma análise da urina é estudada para verificar se existem algumas substâncias anormais.
Rastreio de hormona tiroi-estimulante
É um exame sanguíneo utilizado para verificar os níveis hormonais que desencadeiam (estimulam) a glândula da tiróide para fazer e libertar mais hormonais tiroideias.
Exame de glicose em jejum
É um exame que ajuda a diagnosticar a diabetes.
Por outro lado, com base nos seus factores de risco, o seu médico pode recomendar que faça outros testes, como exame auditivo para verificar perda de audição, exame de pele para verificar alterações em verrugas para a detecção precoce de cancro e pré-cancro, exame dental para verificar problemas dentários e manter os dentes limpos ou mesmo, exames visuais para verificar a visão.
É também importante que se assegure de que a imunização de que poderá necessitar está actualizada. As mulheres com mais de 65 anos podem ficar muito doentes com uma gripe. Na maioria dos casos, as gripes podem ser prevenidas com uma vacina contra a gripe. As mulheres mais velhas também devem tomar a vacina contra a pneumonia. Existe também uma vacina disponível para mulheres com mais de 60 anos para prevenir a herpes zoster (zona). A zona é uma inflamação dolorosa da pele que é causada pelo mesmo vírus que causa a varicela. O risco de ter zona cresce à medida que se envelhece. Tire o máximo partido da sua visita médica anual e viva saudável.