1º Encontro de Risco Cardiovascular Global de Pequenos Países Europeus

Esta reunião, para além de Portugal, envolve a Bélgica, a Holanda, a Áustria, a Suíça e a Hungria. Cada um destes países está representado por dois ou três jovens investigadores que, cujas apresentações serão moderadas por especialistas seniores de países que não estejam envolvidos nas mesmas.
Para o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), Dr. Carvalho Rodrigues “este encontro destina-se sobretudo a jovens investigadores que são o futuro das Sociedades de Hipertensão”.
Portugal está representado por dois jovens investigadores: Joana Silva Monteiro, especialista em Medicina Geral e Familiar, da Maia, vai apresentar um trabalho sobre Consulta Motivacional e André Simões, especialista em Medicina Interna do Hospital de Franca de Xira, vai apresentar o trabalho que tem desenvolvido na Consulta de Hipertensão Arterial nas áreas da logística e organizacional.
Segundo, o presidente da SPH, Dr. Carvalho Rodrigues, “a ideia de organizar esta reunião deve-se ao facto de nos últimos anos a SPH, em conjunto com a Sociedade Húngara de Hipertensão tem vindo a trabalhar no sentido de unir os pequenos países da Sociedade Europeia de Hipertensão (SEH), numa tentativa de ver o que estão a fazer, perceber quais as suas preocupações e tentar ganhar uma voz mais forte.”
“A Sociedade Portuguesa de Hipertensão está focada em transmitir à população a importância de cumprir escrupulosamente a medicação diária e esta reunião para além do que foi mencionado, pretende contribuir para a importância de conseguir controlar a Hipertensão Arterial logo nos cuidados primários, evitando assim um evento cardiovascular”, conclui Dr. Carvalho Rodrigues.