ANFQ apresenta ‘Clara’ espetáculo musical solidário

No dia em que se assinala o Dia Europeu da Fibrose Quística, a ANFQ pretende através de ‘Clara’, personagem fictícia, revelar uma história de vida para mostrar o impacto que a doença tem no dia-a-dia de pacientes, famílias e amigos. Em Portugal vivem cerca de 400 pessoas com Fibrose Quística.
Serão interpretadas obras de Astor Piazolla, Giocomo Puccini, Bela Bártok, Claude Debussy, José Afonso, Bernardo Sasseti, entre outros, pela batuta do Maestro do Coro e Orquestra Médicos de Lisboa, contando ainda com a participação do grupo Operawave.
O guião de 'Clara' foi escrito por Inês Pires e será levado à cena pelo Grupo de Teatro Catarse.
A receita de bilheteira reverterá na totalidade a favor da ANFQ.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e em Ticketline.pt.
Para mais informações consulte www.anfq.pt
Coro e Orquestra Médicos de Lisboa
O Coro e Orquestra Médicos de Lisboa são dois projetos que nasceram há três anos, fruto da vontade dos estudantes de Medicina de poderem continuar a sua atividade musical, aliada ao curso. Atualmente, os dois grupos, no seu conjunto, contam já com 70 membros das duas Faculdades de Medicina de Lisboa. E, porque um “Médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe”, acreditam que a música possa ser vista como uma linguagem unificadora entre estudantes, professores e também médicos!
Os grupos já se apresentaram em algumas das mais prestigiadas salas de Lisboa, como a Aula Magna da ULisboa, Culturgest, Centro de Congressos de Lisboa, a Assembleia da República, Cinema São Jorge, entre outras.
Grupo de Teatro Catarse
O Grupo de Teatro Catarse surge da paixão de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa pela arte da representação e o mundo do espetáculo. Fundado em 2013, conta com várias apresentações públicas de peças originais e de encenação coletiva, tendo participado recentemente no Festival Anual de Teatro Académico – FATAL. Parte agora para uma nova sala, para dar voz e corpo a um novo projeto.
Operawave
Fundado em 2014 por alunos de Canto do Professor Fernando Serafim, o Grupo dedica-se à interpretação de música vocal e particularmente ao canto lírico e conta já com apresentações efetuadas em locais como a Academia de Amadores de Música, Museu da Música, Fundação Marquês de Pombal, Ordem dos Médicos e Museu do Oriente. Diversificado em termos etários e profissionais e acompanhado ao piano por Manuela Fonseca, o “OperaWave” é dinâmico na sua constituição, cultivando a integração de novos membros.
A ANFQ – Associação Nacional de Fibrose Quística
A ANFQ é uma IPSS criada em 1996 com o objetivo de apoiar os pacientes e suas famílias, assim como promover a divulgação dos sintomas e cuidados associados à Fibrose Quística (FQ).
A FQ é uma doença genética hereditária rara que afeta cerca de 400 pessoas em Portugal, 75.000 em todo o mundo. Pode atingir diferentes órgãos mas afeta principalmente os pulmões, intestino, fígado, pele e pâncreas.