Procedimentos administrativos lideram reclamações de utentes de saúde

Segundo um relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) relativo ao sistema de gestão de reclamações nos primeiros seis meses de 2017, 70,5% das queixas foram dirigidas a prestadores do setor público.
No mesmo período de 2016, chegaram à ERS 29.014 reclamações, dos quais 71,4% dirigidas a prestadores do setor público.
Já este ano, a seguir aos procedimentos administrativos, que incidiram particularmente sobre “a qualidade da informação institucional disponibilizada”, os tempos de espera merecem o maior número de reclamações.
Neste capítulo, predomina “o tempo de espera para atendimento clínico não programado superior a uma hora”.
Em terceiro lugar ficou a “focalização no utente”, ou seja, “as questões relacionadas com delicadeza/urbanidade do pessoal clínico”.
Segundo o documento, o setor público reuniu também a maioria (54,7%) dos 4.165 elogios submetidos à ERS.
“A maioria dos elogios foi dirigida ao funcionamento dos serviços clínicos das instituições, com 29,3% de ocorrências em 45,4% dos louvores, seguindo-se os louvores ao pessoal clínico”, lê-se no documento.
Em matéria de sugestões, chegaram à ERS 555 processos, dos quais 64% referentes a estabelecimentos do setor público.
“A maioria das sugestões foi dirigida à qualidade das instalações, com 28,2% de ocorrências em 31,5% dos processos”, prossegue o texto do relatório.