Portugal à frente na partilha de tópicos de saúde nas redes sociais

O trabalho ‘Global perspective on healthcare social media conversation’, que inquiriu os diretores de agências de comunicação que integram a rede Global Health PR, uma network internacional que reúne agências de comunicação da área da saúde e ciência de todo o mundo, e da qual faz parte a agência portuguesa Guess What Comunicação, mostra que, por cá, o tema da saúde tem lugar de destaque nas redes sociais. De resto, o nosso é o terceiro país, do grupo em análise, onde isso mais acontece, apenas precedido da Itália e do Reino Unido. Portugal consegue 7 valores, numa escala de 1 a 10, sendo 10 o melhor resultado.
E são os doentes os principais impulsionadores destas conversas, revela a mesma fonte, seguidos de perto pelas associações não-governamentais. Um cenário que é apenas diferente no México, Alemanha, Itália e França, onde outros protagonistas, como o Governo (no caso do México), os jornalistas (para Alemanha e França) e a indústria de consumer healthcare (Itália), assumem a liderança.
A indústria farmacêutica é a que menos motiva as conversas sobre saúde nas redes sociais, uma situação que é transversal a quase todos os países que participam neste estudo, com exceção dos EUA e do Brasil, onde ocupa os lugares cimeiros.
O barómetro foi feito junto de agências de comunicação e relações públicas da Alemanha, Austrália, Argentina, Brasil, Canadá, Dinamarca, Suécia, Noruega, EUA, Espanha, França, Hong Kong, Índia, Itália, México, Polónia, Portugal e Reino Unido.