Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em sete distritos e na Madeira

Em Portugal continental, estão em risco 'Muito Elevado' de exposição aos raios ultravioleta (UV) os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja.
Já em risco 'Elevado' estão nove distritos: Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre.
Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje uma descida da temperatura máxima, céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros ao final da tarde, que poderão ser por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes.
A temperatura mínima também vai descer e o vento vai soprar fraco (inferior a 15 km/h) a moderado (20 a 30 km/h).
As cidades mais quentes vão ser Évora e Beja (32º), as únicas onde a temperatura máxima vai ultrapassar os 30º.
Castelo Branco e Santarém vão registar uma temperatura máxima de 29º, Portalegre 28º, Leiria e Lisboa 27º, Coimbra 26º, Faro 25º e o Porto vai ficar-se pelos 23º, assim como a Guarda.
Nas ilhas, os Açores terão temperaturas máximas a rondar os 19º em Ponta Delgada e os 20º em Santa Cruz e a Madeira não vai ultrapassar os 23º.