ESEnfC

Seminário sobre exercício físico e saúde mental antecede caminhada de 10 km pelas ruas de Coimbra

Iniciativa organizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra durante o fim de semana de 20 e 21 de maio.

“10 evidências sobre exercício físico e saúde mental”, “10 certezas sobre sono, exercício e saúde mental”, “10 achados sobre exercício físico e imunologia”, “10 indícios de exercício físico, estigma e saúde mental” e “10 segredos sobre treino, motivação, coaching e exercício físico”.

Estes são alguns temas do seminário “10 km pela Saúde Mental” que, amanhã (a partir das 15h30), se realiza na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) – auditório António Arnaut (instalações do Polo B, junto ao Hospital dos Covões) – e para o qual se espera a participação, entre outros, do atleta olímpico Ricardo Ribas (Sport Lisboa e Benfica) e do atleta paralímpico medalhado Manuel Mendes (Vitória de Guimarães).

Os dois vão proferir, respetivamente, as comunicações “10 dicas sobre corrida” (às 17h00) e “10 dicas sobre perseverança e desporto” (às 17h15).

Professores da ESEnfC, profissionais de saúde e de educação física vão, também, dar informações, opiniões e testemunhos «de quem acredita, e quer motivar outros a acreditar, que o exercício físico proporciona quilómetros de bem-estar mental a quem o pratica», refere a organização do evento, da responsabilidade do VII curso de pós-licenciatura de especialização e do V curso de mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, ministrados na ESEnfC.

“10 km pela Saúde Mental” é, igualmente, o título de uma caminhada no dia seguinte (domingo), que começa pelas 10h00, com partida também no Polo B da Escola, onde os participantes regressarão após um percurso que inclui a passagem pelas ruas de S. Martinho do Bispo, pela Escola Superior Agrária e pelas paisagens da mata do Choupal – por motivos externos à organização, a corrida inicialmente prevista não irá realizar-se.

Seminário e caminhada visam sensibilizar a população para a importância do exercício físico na promoção e manutenção da saúde mental, assim como para a diminuição do estigma associado à “doença mental”.

Segundo a organização, este evento pretende ter, igualmente, um cariz solidário, sendo que cada participante na caminhada poderá entregar à organização um alimento ou uma peça de roupa para doar a organizações carenciadas da região. 

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.