Debates sobre esclerose múltipla para esbater mitos e dúvidas

Em declarações, a coordenadora da associação, Lurdes Silva, explicou que os temas, a analisar no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla e em parceria com três hospitais e um centro de reabilitação, "refletem as preocupações dos nossos utentes ao longo do ano".
No dia 31, disse a fonte, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) vai organizar, com o serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, um evento que, entre outros temas, vai abordar a questão da gravidez e da esclerose múltipla.
"A maior percentagem dos doentes com esclerose múltipla são mulheres que são atingidas numa idade muito jovem pela doença. E quando a questão da gravidez surge, a primeira pergunta é sobre se o bebé vai ter também a doença, depois sobre a medicação. É algo recorrente", explicou a coordenadora da ANEM, uma associação sediada em Gondomar, distrito do Porto.
"Por isso, é importante dar respostas, como, por exemplo, explicar-lhes que durante a gravidez não há surtos da doença, e que mal deem à luz devem prosseguir com a medicação", prosseguiu.
"Hoje em dia, nas consultas, os médicos não têm tempo para dar todas as explicações e esta é uma forma que temos de os complementar, esclarecendo os nossos utentes", revelou.
No Centro Hospitalar do Tâmega e Vale do Sousa, a ANEM vai procurar também atalhar caminho em torno das perguntas que recebe diariamente, inserindo como tema no debate os mitos e verdades sobre a doença.
"A maior parte das pessoas associam os doentes com esclerose múltipla a acamados e à cadeira de roda quando podem não ser, pois, com os fármacos disponíveis, isso pode até nem acontecer e terem uma vida normal", revelou.
As iniciativas agendadas para o final do mês abrangem também o Hospital da Universidade Fernando Pessoa, em Gondomar, onde os temas a abordar serão "Sintomatologia da Esclerose Múltipla" e "Benefícios no tratamento e na reabilitação".
Explicar "A vida com a Esclerose Múltipla" e "Saberes e Experiências" dominam o painel na sessão que vai decorrer na mesma data no Centro de Reabilitação do Norte, em Vila Nova de Gaia.