Projeto 24h de Saúde
Segundo dados de um estudo da OCDE, 1 em cada 10 pacientes sofre complicações desnecessárias no local de tratamento, o que faz com que 10% da despesa dos hospitais corresponda à correcção de erros clínicos evitáveis ou infeções propagadas nas unidades de saúde. O 24h de Saúde é um evento formativo pioneiro em Portugal e além fronteiras que pretende mitigar estas falhas através do desenvolvimento das competências comunicacionais e organizacionais dos profissionais de saúde.
A falta de comunicação entre os profissionais de saúde e a formação escassa em competências organizacionais e de liderança justificam parte destes erros. A título de exemplo, nos Estados Unidos da América, estima-se que o erro clínico esteja associado a 251 mil mortes por ano, sendo a 3ª causa de morte nesse país.
O desenvolvimento deste tipo de competências torna-se assim crucial, sendo esse o objetivo do projeto 24h de Saúde, que conta com o apoio da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Enfermeiros e Ordem dos Nutricionistas, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, entre outros. O evento formativo decorre de 20 a 21 de maio e é acolhido pela Escola de Medicina da Universidade do Minho.
Ao longo de 24 horas consecutivas, o 24h de Saúde irá fortalecer estas capacidades através de desafios assentes no quotidiano dos profissionais de saúde, que colocarão à prova a forma como se relacionam entre si e gerem as suas atividades, com vista à melhoria do serviço ao doente, redução do erro clínico, aumento da eficácia dos cuidados de saúde e maior satisfação dos profissionais com o seu ambiente de trabalho.
As equipas de 3 a 5 elementos podem ser constituídas por profissionais e/ou estudantes de qualquer área da saúde, desde enfermagem e nutrição, a fisioterapia, medicina e ciências farmacêuticas, podendo os grupos ser interprofissionais.
Pode consultar todas as informações no site do evento, em www.24hsaude.com.