Liga Portuguesa Contra o Cancro

Gentil Martins recebe Prémio Nacional de Oncologia

A Liga Portuguesa Contra o Cancro entregou o Prémio Nacional de Oncologia da LPCC, Manuel Sobrinho Simões, ao médico cirurgião António Gentil Martins, na Sessão de Encerramento dos 75 anos da instituição.

Com 86 anos de vida e 63 de carreira, o cirurgião pediátrico Gentil Martins coleciona no seu currículo mais de 12 mil cirurgias, muitas delas com recurso a métodos de tratamento inovadores. Durante a sua carreira, dividiu-se entre a cirurgia pediátrica e a plástica, e desdobrou-se entre o Hospital D. Estefânia, o Instituto Português de Oncologia e a clínica privada. Além do trabalho desenvolvido na área de medicina, foi ainda Presidente da LPCC, entre 1995 e 1997, e foi responsável pela criação do primeiro serviço de oncologia pediátrica do mundo, no IPO, onde, mesmo reformado, continua como consultor sénior.

Patrocinado pela Multicare, o Prémio Manuel Sobrinho Simões tem como propósito reconhecer individualidades, cujo contributo no campo da medicina, investigação ou ação social tenha tido um impacto significativo na área de oncologia. As oito candidaturas a concurso foram avaliadas pelo júri, composto por sete elementos com experiência comprovada na área, e o vencedor escolhido por unanimidade.

Durante a Cerimónia, a LPCC entregou ainda o Prémio de Jornalismo, promovido em parceria com a Merck Sharp & Dhome Lda. (MSD), que premeia os melhores trabalhos jornalísticos na área de oncologia, divulgados em 2016.

Fonte: 
ONMI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.