Em Lisboa

Primeiro Parlamento da Saúde volta a reunir

Os 60 deputados do Health Parliament Portugal voltam a juntar-se este sábado, 25 de março, pelas 9 horas, no Auditório da Microsoft em Lisboa. Após um período de reflexão e visitas de campo a hospitais, centros de investigação e entidades da administração pública, esta será a segunda reunião da iniciativa na qual as seis comissões apresentarão em plenário o trabalho desenvolvido e levarão a debate algumas recomendações.

Nesta sessão serão apresentadas algumas das reflexões já identificadas, nomeadamente: uma maior articulação entre os diferentes sistemas de tecnologias de informação para trazer maior eficiência ao setor da saúde; As tecnologias de informação interoperáveis têm o potencial de gerar ganhos de eficiência, tendo em conta que nos EUA, esse valor é estimado em 77,8 mil milhões de dólares nos primeiros 10 anos; O aparecimento da plataforma de dados em Saúde e o esforço de uniformização de alguns softwares específicos, como o da prescrição de medicamentos, geraram benefícios concretos e constituem-se como exemplo do caminho a seguir.

Uma das comissões levará a debate uma das primeiras propostas deste parlamento: a existência de uma entidade reguladora responsável por normalizar e certificar que as TIS cumprem critérios de interoperabilidade, sem os quais não poderão ser utilizadas no sistema de saúde português.

O Health Parliament Portugal é o primeiro Parlamento 100% dedicado à Saúde, uma iniciativa da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, do Expresso, da Microsoft e da Universidade Nova de Lisboa.

Esta iniciativa conta com um conselho consultivo e um grupo de curadores composto por deputados da Assembleia da República, académicos reconhecidos, entre outras individualidades na área da saúde que irão acompanhar a discussão. Conheça estas personalidades aqui.

Depois do Parlamento Europeu e do Reino Unido, chegou agora a vez dos jovens portugueses repensarem a saúde do seu país.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.