Dr. Manuel Carvalho Rodrigues toma posse a 25 de fevereiro

O Dr. Manuel Carvalho Rodrigues, Cardiologista do Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã e Professor da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira, será o novo presidente e durante o seu mandato tem como prioridades: a adesão ao tratamento dos fatores de risco cardiovascular, sendo um dos quais, a hipertensão.
Após os dois últimos mandatos em que os trabalhos da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) foram guiados pela redução do consumo de sal entre a população portuguesa, o Dr. Carvalho Rodrigues quer projetar a Sociedade a nível nacional e internacional, com novos projetos e parceiros.
Assim, o seu mandato irá arrancar com a realização de um Simpósio Satélite, em Lisboa, no dia 08 de abril, no âmbito do Congresso Europeu de Hipertensão de Milão, cujo tema central é “Risco Cardiovascular – Monoterapia vs Politerapia: da ciência à saúde pública” dirigido a especialistas hospitalares. Estão também definidos outros momentos, como o Dia Mundial da Hipertensão, em maio, este ano comemorado na Covilhã com iniciativas dirigidas à população e o Summer School dirigido a jovens internos, em setembro, na Curia. Para o ano, o Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, dirigido a cardiologistas, internistas e médicos de medicina geral e familiar, regressa em Fevereiro, em Vilamoura.
Ainda dentro do programa eleitoral do Dr. Carvalho Rodrigues estão contemplados o reforço da clarificação do público-alvo para as várias iniciativas e os diferentes eventos desenvolvidos pela SPH e a renovação dos quadros. Pretende-se também estimular a participação dos investigadores e profissionais de saúde, mantendo a área de formação e ensino.
Para o Dr. Manuel Carvalho Rodrigues, novo presidente eleito da SPH, “Este novo mandato pretende ser um virar de página da ação da SPH, com uma aposta em novos temas e outras dinâmicas, mas perseguindo, sempre, a excelência de resultados e tendo como base as experiências anteriormente conseguidas, levando o nome da SPH além-fronteiras. O meu lema de vida é ‘quem não tem memória não tem futuro.’”