Proteção Civil deixa alguns conselhos para os próximos dias

O alerta à população surge após uma reunião entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê uma diminuição da temperatura a partir da noite de terça para quarta-feira, provocando uma situação de tempo frio e seco que se prolongará até ao próximo sábado.
Os valores das temperaturas mínimas deverão variar entre zero e 4 graus centígrados na generalidade do país, mas serão significativamente mais baixos nas regiões do interior, em particular nas regiões do Norte e Centro, onde a temperatura mínima poderá descer até 8º C negativos, escreve o Sapo.
Quanto à temperatura máxima, não deverá ultrapassar os 8 a 12 graus centígrados no litoral oeste e no interior sul, sendo ligeiramente superior na costa sul do Algarve (entre 12 e 14.º C) e inferior no interior Norte e Centro, onde os valores não deverão ultrapassar 5 / 6º C.
Também a partir da noite de terça-feira e até quinta-feira, o vento soprará mais intenso, em geral de intensidade moderada, forte nas terras altas.
Face às condições meteorológicas, a ANPC lembra que poderão existir intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação nas habitações e incêndios resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos.
Chama ainda a atenção para a eventual formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente e pede para que haja especial atenção com os grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.
A ANPC apela à população para adotar comportamentos adequados, como o uso de agasalhos, uso de várias camadas de roupa e ingestão de sopas e bebidas quentes.