Segredos e truques para ter a noite de sono ideal

Café e chá devem sair do menu depois do almoço para os adultos de meia idade e idosos. Banir a televisão, telemóvel e computador do quarto também é essencial para garantir que vai pregar olho. Deixar o gato e o cão fora do quarto igualmente.
Sestas à tarde devem ter no máximo meia hora para garantir que à noite consegue completar as sete ou oito horas de sono. Esta é, aliás, a quantidade de horas necessária para o ser humano se manter mentalmente saudável de acordo com especialistas do Global Council on Brain Health ou a Associação Americana do Sono, escreve o Sapo.
James Goodwin salienta que de uma coisa é difícil safarmo-nos: com a idade a qualidade do sono declina. Problemas como a apneia do sono surgem com o passar dos anos e o conceito de sono profundo tende a desaparecer a partir dos 30 e 60 anos.
Vários fatores que perturbam o sono podem ser ambientais, como a temperatura do quarto, o estilo de vida, refeições tardias ou o consumo de determinados medicamentos.
"Dormir bem é necessário à medida que envelhecemos, para nos protegermos de doenças que afetam o cérebro mas também o corpo", recorda o especialista que deixa vários conselhos ao jornal inglês Mirror:
- Acorde todos os dias à mesma hora, mesmo ao fim de semana.
- Exponha o seu corpo à luz natural durante o dia.
- Não pense em beber álcool para o ajudar a adormecer.
- Jante três horas antes de se deitar.
- Evite cafeína depois do almoço.
- Não olhe para os ecrãs de aparelhos electrónicos antes de dormir, como telemóveis, tablets, computadores.
- Evite discussões ou problemas antes de dormir. Não vá a reuniões de condomínio depois das 20h00.
- Não durma com animais no seu quarto.
- Faça sestas não mais longas do que 30 minutos.
- Use meias (que não apertem os tornozelos) para o ajudar a adormecer ao facilitar a circulação sanguínea e ao manter os pés quentes.
- Combata o excesso de medicamentos, estes podem alterar os ciclos de sono.