Congresso Nacional de Oftalmologia

Aumentam casos de diabetes ocular e miopia

A diabetes é a temática principal do Congresso Nacional de Oftalmologia. Com os casos de retinopatia diabética a aumentar, importa discutir a temática.

Estão a aumentar os casos de diabetes ocular (retinopatia diabética) e de miopia. No fundo, Portugal segue uma tendência mundial. A retinopatia diabética afeta mais de 16% dos diabéticos e é mesmo a principal causa de cegueira neste grupo de pessoas. Por isso, a diabetes é a temática principal do Congresso Nacional de Oftalmologia, que arrancou ontem no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Mais de 1400 médicos oftalmologistas juntam-se no Convento de São Francisco para tentar ver como será o futuro da oftalmologia em Portugal, escreve a TSF. Com os casos de retinopatia diabética a aumentar, importa discutir a temática. "A diabetes é uma epidemia a nível mundial, tem aumentado, e as repercussões a nível ocular são imensas".

Maria João Quadros é a presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. Adverte que um dos problemas são os casos não identificados. "Cerca de 50% dos diabéticos não estão identificados e se a diabetes não for detetada a tempo, a retinopatia diabética também não o é".

É por isso possível que seja na consulta de oftalmologia que o doente fique a saber que é diabético.

Outro problema no centro das atenções, refere a presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, é o aumento mundial dos casos de miopia, muito devido à falta de exposição à luz solar. "É outra das epidemias do século XXI. Serão abordadas causas e formas de tratamento".

Ainda não está definida a causa do aumento da miopia, mas apontam-se alguns caminhos. "Cada vez mais estudamos mais horas e passamos tempo dentro de casa, as crianças não brincam na rua, e esta será uma das causas para o aumento da miopia".

A oftalmologia portuguesa está na linha da frente a nível mundial, defende Maria João Quadros, a Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

A responsável acrescenta que Portugal tem médicos oftalmologistas suficientes.

Joaquim Murta coordena um simpósio sobre o futuro da oftalmologia em Portugal, que pretende avaliar também o que se tem vindo a fazer em termos cirúrgicos e médicos.

O 59º Congresso de Oftalmologia decorre em Coimbra até ao próximo sábado.

Fonte: 
TSF Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock