Nas escolas de Coimbra

ESEnfC/Centro Colaborador da OMS sensibiliza estudantes do Secundário para a prevenção da sida

Ação chega a 1500 alunos de todas as escolas secundárias de Coimbra. Intervenção de rua com diagnóstico precoce de infeção por VIH e painel-debate são atividades a realizar nesta quarta-feira (30 de novembro), véspera do Dia Mundial de Luta contra a Sida.

"(Re)pensar o VIH/Sida" é o título do conjunto de iniciativas com que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), na qualidade de Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem, assinala o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, que é evocado a 1 de dezembro.

O programa preenche o dia 30 de novembro e dele fazem parte uma ação de sensibilização para estudantes do 12º ano de escolaridade das sete escolas secundárias do concelho de Coimbra (no período da manhã), uma intervenção de rua no Largo da Portagem, para aconselhamento e diagnóstico precoce da infeção por VIH, e (no período da tarde) um painel-debate aberto ao público, a ter lugar na Casa Municipal da Cultura.

Serão perto de 1500 os estudantes das escolas secundárias Infanta D. Maria, Avelar Brotero, José Falcão, Jaime Cortesão, D. Duarte, Quinta das Flores e D. Dinis que irão beneficiar desta ação de sensibilização para prevenção da transmissão do VIH (vírus da imunodeficiência humana), que será conduzida por algumas dezenas de estudantes e professores da ESEnfC, com a colaboração de enfermeiros. Trata-se de um quiz para suscitar a discussão, mas sobretudo para informar e esclarecer.

Recorde-se que Portugal é dos países com mais novos casos de infeção por VIH na União Europeia e que, de acordo com dados recentes, quase 45000 pessoas em Portugal foram infetadas pelo vírus da sida. Por outro lado, 13% do total de casos foram registados em indivíduos com idades entre os 15 e os 24 anos.

No âmbito da missão da ESEnfC como Centro Colaborador da OMS, e do compromisso dos estados-membros da ONU para erradicação da epidemia de VIH até 2030, a Escola de Coimbra pretende sensibilizar a população do concelho onde está implantada para esta problemática no âmbito da prevenção, bem como refletir sobre a cidadania no combate à discriminação.

É nesse sentido que, a partir das 17h30, se realiza um painel-debate na Casa Municipal da Cultura em Coimbra (Rua Pedro Monteiro), para discussão dos temas “Saúde Pública e epidemiologia do VIH/Sida”, “Direito à cidadania e infeção VIH/Sida”, “Comportamentos sexuais dos jovens em contexto de ensino superior”, “Estigma e discriminação” e “Acompanhamento de pessoas infetadas com VIH ou com Sida e contributos na prevenção”.

Moderado pelo jornalista João Fonseca (agência Lusa), o painel contará com comunicações de Salvador Massano Cardoso (epidemiologista e professor catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra), Andreia Costa Andrade (investigadora no Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito de Coimbra), Aliete Cunha Oliveira (enfermeira, professora na ESEnfC e especialista em comportamentos sexuais de risco), Luís Loureiro (professor da ESEnfC, especialista em saúde mental) e Filomena Frazão de Aguiar (presidente da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida").

Neste conjunto de iniciativas, a ESEnfC conta com a colaboração do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH de Coimbra, das unidades de cuidados na comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, bem como da Associação de Estudantes da ESEnfC e do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.