SPC relembra a influência que a alimentação pode ter na saúde cardiovascular
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/mulher_alimentacao_alimentos_dieta_ss_0.jpg?itok=42EuX_Gu)
O excesso de peso e a obesidade devem-se a uma acumulação excessiva de tecido adiposo (gordura) no organismo. É possível avaliar o nível de obesidade de três formas. A saber:
Índice de Massa Corporal (IMC): Considera-se como obesidade o aumento do peso corporal do indivíduo superior a 20% do seu peso normal, que equivale a um IMC = 30 Kg/m2. O IMC é determinado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura x altura (em metros).
Medição do Perímetro Abdominal: Esta medida apresenta uma correlação com a acumulação de tecido adiposo abdominal. Mede-se a partir do ponto intermédio entre a crista íliaca (início da anca) e o limite inferior da caixa torácica. Este método não é aplicável a atletas, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar.
Bioimpedância: Corresponde à avaliação da composição corporal. É recomendado que o tecido adiposo represente, aos 20 anos, 10% do peso corporal nos homens e 20% nas mulheres. Estes valores aumentam 1%, de 3 em 3 anos, até aos 50 anos de idade.
O excesso de peso e a obesidade acarretam outras patologias como: hipertensão, hipercolesterolemia, e/ou diabetes, que representam fortes ameaças à saúde cardiovascular.
No Dia Mundial da Alimentação a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e o Núcleo de Nutrição em Cardiologia (NNC) desta Sociedade Científica, advertem para as propriedades da dieta mediterrânica, como um exemplo de uma alimentação que pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Neste sentido, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia deixa as suas recomendações:
- Respeito pela sazonalidade e preferência pela origem local dos alimentos;
- Incentivo à incorporação de ervas aromáticas como veículo de maior sabor em detrimento do abuso do sal de adição;
- Promoção da utilização e transmissão geracional de técnicas culinárias saudáveis tradicionais, como sopas, ensopados e caldeiradas;
- Incentivo ao tempo dedicado à confeção dos alimentos e respetiva inserção no quotidiano através da partilha com família e amigos;
- Combate ao sedentarismo pelo incremento do tempo dedicado a atividades de lazer;
- Manutenção do peso controlado;
- Redução do consumo de gorduras, em especial de gorduras sólidas;
- Aumento do consumo de alimentos com elevado teor em fibras (cereais integrais, vegetais, frutos), já que contribuem para a diminuição da absorção do colesterol pelos intestinos;
- Aumento do consumo de peixe, tais como sardinha, sarda, cavala, salmão, e redução do consumo de carne, alimentos processados, salgados e/ou refinados;
- Prática de atividade física regular, pelo menos 30 minutos por dia.
Para o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Dr. Miguel Mendes, "a alimentação saudável é a base de uma boa prevenção cardiovascular". Assim, no Dia Mundial da Alimentação o NNC e a SPC relembram a importância deste dia para a saúde dos portugueses e aconselham a consulta de um nutricionista e/ou médico de família.