Lançamento de aplicação gratuita de saúde para os utentes, destinada a todos os açorianos
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/telemovel_smartphone_aplicacoes_app_0.jpg?itok=P8Si3-V5)
Esta nova aplicação, para smartphones, que tem como objetivo capacitar o utente do Serviço Regional de Saúde e dar-lhe um papel mais ativo na gestão da sua saúde. A aplicação será gratuita e estará disponível já a partir hoje, dia 4 de agosto.
Com o lançamento desta aplicação inovadora, o Governo Regional pretende que o utente tenha sempre consigo os dados mais importantes do seu processo clínico, tenha apoio no seguimento do plano terapêutico instituído e usufrua de um novo canal de comunicação com os profissionais de saúde, reforçando a sua posição central no processo de prestação de cuidados de saúde.
A +SRS é uma aplicação que funciona num telemóvel, iPhone ou Android, e dá ao utente muitas capacidades que não tinha até então. Em primeiro lugar, disponibiliza-lhe informação relevante sobre o seu processo clínico, como sejam as patologias, alergias, terapêuticas, resultados das análises, biometrias, entre outros. Além disto, estabelece um novo canal de comunicação, através de mensagens, que utentes e profissionais podem trocar entre si, de forma segura e integrada com o processo clínico.
A +SRS tem ainda a funcionalidade de lembretes, para que o utente não se esqueça de tomar os medicamentos. Isto vai permitir ao médico, pela primeira vez, ter a noção do nível de adesão do doente, a cada tratamento.
Este projeto é uma iniciativa da Secretaria Regional de Saúde e da SAUDAÇOR S.A. e conta com o apoio da entidade que desenhou a aplicação, a MedicineOne, empresa dedicada ao desenvolvimento de aplicações para a área da saúde e que equipa já, com a sua aplicação de gestão clínica para profissionais, toda a rede do Serviço Regional de Saúde, fornecendo assim condições essenciais para que este projeto tenha sucesso.
Conta esta iniciativa, a Região Autónoma dos Açores torna-se na primeira região do país a ter um sistema integrado de saúde que aproxima médicos e utentes, ao mesmo tempo que capacita ambas as partes ao fornecer informações relevantes e reais. Estão previstas melhorias diversas para este novo serviço, que progressivamente irão sendo disponibilizadas.